(21) 2567-5126phone green
(21) 99615-3862

Reflexologia Podal

A Reflexologia  Podal é um tipo de terapia feita pelo fisioterapeuta ou acupunturista que usa o estímulo de pontos do corpo, chamados de plexos nervosos, como os pés, as mãos, o nariz, o crânio e as orelhas, para combater problemas físicos e mentais.

A Reflexologia  Podal é o tipo de reflexologia mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.

Normalmente, o fisioterapeuta pressiona com o polegar várias regiões do pé, procurando desiquilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele.

Depois de encontrados os pontos de desiquilíbrio, o fisioterapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.

Massagem em pontos específicos para estimulação da circulação e o bom funcionamento dos órgãos.

A massagem nos pés trabalha a harmonização dos órgãos, estimulando, equilibrando, e tonificando os meridianos de energia. O uso de óleos vegetais e aromaterapia junto com a reflexologia acentuam a finalidade terapêutica, pois esta pressão com massagem nos pés trabalha os pontos correspondentes a órgãos do corpo. Também se pode, pela pressão e dor, diagnosticar problemas em locais como fígado ou estômago e, por meio da massagem e pressões específicas, sanar o mal no ponto que corresponde ao órgão deficitários.

É muito relaxante e boa para quem gosta que mexam em seus pés. A Reflexologia  Podal também é boa para quem tem retenção de líquidos, ansiedade e estresse. As correntes e os canais energéticos que percorrem nosso organismo, os chamados meridianos, mudam sua direção e polaridade, atenuando ou tonificando, regulando o fluxo de energia nos pés. Nos Spas, esta técnica é procurada por pessoas que já conhecem a reflexologia e seus efeitos benéficos, e muitas vezes o terapeuta aplica algumas técnicas de reflexologia durante a realização de uma massagem, como complemento ou forma de potencializar alguns resultados que está buscando.

A origem da reflexologia remonta à antiguidade, quando as técnicas de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina natural, preventiva e terapêutica. A massagem terapêutica dos pés tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história da humanidade.

Apesar de simples (pressões e toques), ela é bastante eficaz. Não necessita nenhum equipamento sofisticado. O objetivo da reflexologia é promover o retorno da homeostase, um estado de equilíbrio integrado corpo, com os seguintes benefícios:

  • reduz ou elimina a dor;
  • equilibra a energia do corpo;
  • estimula o sistema imunológico;
  • permite lidar melhor com o estresse;
  • promove a liberação das toxinas e tem efeitos revitalizadores.

Os estudos da reflexologia podal iniciam-se pelo conhecimento das zonas anatômicas dos pés, pela localização e pela identificação na sola dos pés dos mapas e zonas reflexas e a identificação dos pontos de massagem e meridianos, além de saber as técnicas de massagem e acupressão e a sua adequada sequência de pressões e massagens.

Para tratar bem dos nossos pés, não existe uma estação certa do ano, verão, primavera, outono ou inverno. Pois o ano todo os nossos pés merecem atenção e cuidados especiais.